Dieta especial para tratamento e cura do Vitiligo

Pessoas com vitiligo deverão dedicar especial atenção à dieta alimentar. Leia neste artigo quais os principais pontos a considerar.

Vitiligo, que é uma forma de leucodermia, é uma doença dermatológica não contagiosa, caracterizada pela progressiva despigmentação da pele.

Apesar de atualmente, segundo a medicina “oficial”, não ser conhecida uma cura definitiva para o vitiligo, existem diversos cuidados e procedimentos que permitem impedir o alastramento deste problema dermatológico. Noutros artigos e postagens deste site veremos que a cura de vitiligo é possível

O primeiro cuidado a ter é relativo ao meio ambiente. Ambientes muito poluídos são extremamente prejudiciais para o vitiligo e normalmente aceleram significativamente o processo de despigmentação da pele. Se você vive ou trabalha num ambiente altamente poluído, deverá dedicar especial atenção à proteção da pele ou considerar abandonar esse ambiente nefasto.

O segundo cuidado a ter em consideração é a dieta. Recentes pesquisas realizadas em Universidades e Centros de Investigação de renome mundial concluíram que evitar determinados tipos de alimentos é fundamental para o tratamento e cura do vitiligo. É muito importante que o paciente de vitiligo dedique especial atenção à sua alimentação.

Um aspecto extremamente importante a considerar na dieta de uma vítima de vitiligo é evitar alergias alimentares. O vitiligo tem tendência a piorar se o paciente for vítima de uma alergia alimentar, como por exemplo as provocadas pelo consumo do glúten, cacau, etc.

Roda dos alimentos

Esteja muito atento aos efeitos de determinados alimentos no seu organismo e erradique completamente aqueles que poderão ser causa de alergias.

Fale com o seu médico especialista ou dietista e efectue um teste alérgico alimentar. Realizando esse tipo de teste, poderá saber com maior certeza quais os alimentos que lhe poderão provocar alergias.

Outro aspecto muito importante a considerar na dieta é determinar a quantidade de antioxidantes que ingerimos.

Para obter a maior quantidade de antioxidantes é necessário consumir diariamente frutas e verduras frescas. É aconselhável evitar ao máximo alimentos processados e grelhados, pois os diversos químicos encontrados neste tipo de alimentos reduzem substancialmente o nível de antioxidantes do organismo.

Um princípio orientador bastante simples que deveria seguir todo aquele que é vítima de despigmentação dermatológica mediante o vitiligo, é seguir uma dieta alimentar o mais natural possível. Quanto mais natural e menos química, artificial e processada for a dieta, maior a probabilidade de não serem ingeridos alimentos alérgicos e de garantir o consumo de suficientes elementos antioxidantes.

Seguir uma dieta cuidada, natural e consciente não é por si só uma garantia de cura, mas permitirá travar o processo de despigmentação em áreas do corpo ainda não atingidas, podendo em muitos casos melhorar significativamente o problema.

Dieta aconselhada:

  • Alimentos ricos em fibra
  • Alimentos ricos em ácido fólico
  • Alimentos ricos em zinco
  • Cereais integrais
  • Frutas e vegetais frescos
  • Peixe fresco
  • Leguminosas, soja, tofu, etc.
  • Cogumelos
  • Alimentos ricos em vitamina B12
  • Alimentos ricos em vitamina C

Evitar:

  • Alimentos processados
  • Alimentos que provoquem alergias
  • Açúcar branco
  • Demasiada carne, especialmente a carne suína

Este tipo de dieta, saudável e natural, é bastante mais econômica que a tóxica alimentação comum da sociedade moderna, pois o consumo de carne em excesso é bastante mais dispendioso que o consumo de frutas e verduras da época e do local.

Pessoas que leram este artigo, também leram:

27 Responses to “Dieta especial para tratamento e cura do Vitiligo”

  1. I bought Natural Vitiligo Treatment System last week. This book talks about a lot of natural remedies but it mainly recommends supplementing with 3 vitamins and 1 herbal extract. After 7 days my vitiligo has ended spreading and I’m beginning to see a bit of color back. The guy who wrote this is also very? supportive, I contacted him with some questions before I even purchased the eBook and he sent me a very long reply.

  2. obrigado amigos , eu tenho vitiligo na região da minha cintura e u na púbis , cuidados com a alimentação é um mtodo muito bom notei a diferença e tambem procurar outro serviço pois mecho com quimica .

    • admin disse:

      É muito importante ter especial cuidado com a dieta.
      Muita força, Pedro Henrique Vieira da Silva, pois a CURA É POSSÍVEL.

    • Vilmo R. Santos disse:

      Estou curando o vitiligo com Inhame. Pode-se tomar vitamina de manhã e a noite batido com leite ou puro com água e adoçar a gosto. Pode também ralar o inhame no ralo (igual a ralar batata palha) colocar no sol para secar, depois de bem seco, bater no liquidificador até virar uma farinha. Pode comer uma colher de sopa de manhã e outra a noite. Comprovadamente é o que tem melhor tapado as minhas manchas. Alem de ser rápido no processo.

      • Sergio Barros disse:

        Vilmo, bom dia

        tudo certo?

        sofro de vitiligo ao redor dos labios.

        o mesmo nao se alastrou, tomei corticoide e estou tratando com um creme chamado Elidel – pimecrolino 10mg e vitamina c 500g .

        voce disse que Inhame ajuda a curar? por favor me passe o que tem feito para curar…obrigado.

        abraço.

      • Jacyele disse:

        Olá Pessoal, estou desesperada com o vitiligo pois a cada dia as manchas estão aumentandoo…. :(
        o Inhame é bom mesmo??? Me ajudem, por favor!

        • Jacyele disse:

          O inhame é cozido?? Pra fazer a vitamina???

        • Charles Duarte dos Santos disse:

          Olá amiga, pelo que eu andei estudando o inhame e o cara tem como propriedades um tipo idêntico de progesterona que é um hormônio produzido no útero feminino, esse hormônio é estimulante dos melanócitos que são as células produtoras de melanina que da cor a pele.

        • Manoel disse:

          Jacyele, realmente o inhame funciona, conheço na minha cidade uma pessoa que ficou curada com o inhame, e tenho notícia de mais umas três, esse que conheço ele usou foi mesmo o inhame da roça, aquele que é como uma batata enorme. O período de tratamento foi de 2 anos, ele comia o inhame de todo jeito, com cozidão, bolo etc. no meu caso que tenho também vitiligo, estou usando outro tipo de inhame, aquele pequeno do tamanho de batatinha que tem tipo anéis de pêlos circulando em torno dele.) Pois esse é o verdadeiro inhame, o outro que vem da roça tem o nome de cará. Eu estou comendo é mesmo cruz, descasco um e coloco na geladeira, e como um inhame por dia, divido em três partes, para comer na manhã, meio dia e a noite. Uso também o creme Quelina, nas manchas e fico no sol pela manhã durante 10 minutos. Estou tendo bons resultados. O mais é paz de espírito.

      • miryam disse:

        Vilmo não sabia que o inhame era bom para o vitiligo.. Vc viu resultado em quantos meses? Por favor responda meu comentário que eu fiquei muito feliz e estou disposta a fazer. Tenho vitiligo e o meu ta evoluindo muito não sei mais o que fazer.. Obrigada e aguardo sua resposta.

  3. miriam disse:

    minha filha tem vitiligos nesse momento ainda me encontro desesperada,mas confiante;pois agora conheci este site e vou estar sempre procurando outras opçoes;pois se ainda nao tem cura para o homem eu creio em alguem em um ser unico e soberano que pra ele nao existe problema sem soluçao por mais impossivel que seja pro homem para esse ser que se chama Deus nao existe um problema;pois ele e a soluçao

    • admin disse:

      Olá Miriam,
      Sim, a CURA É POSSÍVEL!
      Existem diversos procedimentos e técnicas terapêuticas que previnem, reduzem e curam vitiligo.
      Neste site transmitimos muita informação a esse respeito.

    • Vilmo disse:

      Estou curando o vitiligo com Inhame. Pode-se tomar vitamina de manhã e a noite batido com leite ou puro com água e adoçar a gosto. Pode também ralar o inhame no ralo (igual a ralar batata palha) colocar no sol para secar, depois de bem seco, bater no liquidificador até virar uma farinha. Pode comer uma colher de sopa de manhã e outra a noite. Comprovadamente é o que tem melhor tapado as minhas manchas. Alem de ser rápido no processo.

      • SILVIA PIRES disse:

        Oi Vilma

        Bom dia!!!

        Disseram para mim que tem que ser o inhame rosa??
        Você já ouviu falar sobre isto. Você usa o inhame branco??

  4. O INHAME TEM QUE SER DESCASCADO

  5. silvia maria disse:

    Gostaria de saber como fazer a vitamina do inhame? Tem que ser cozido? Vou experimentar.Obrigada pela informação.

  6. PATRICIA DA SILVA MELO disse:

    EU TENHO A TRES ANOS E REDUZIU BASTANTE PASSO ELECON E PROTOPIC NA REGIAO AFETADA E TB COMO ALIMENTOS Q CONTEM BETACAROTENO COMO CENOURA BETERRABA LARANJA E PRINCIPALMENTE O PEPINO Q E O ALIMENTO Q CONTEM A MAIOR QUANTIDADE DE BETA CAROTENO E BOM COMER ALIMENTOS Q CONTEM VITAMINA B12 SE VITILIGO E A DESTRUIÇAO DOS MIELOCITOS OU SEJA CELULAS Q PRODUZEM A MELANINA A LARANJA PROTEJE CONTRA AS DESTRUIÇOES DAS CELULAS .E TB TOMO AGUA MAGNETIZADA OU SEJA A AGUA COM SEU PH ACIMA DE 7 COM ISSO AS CELUAS SE ORGANIZAM E COMBATEM O VITILIGO .PESQUIZEM AGUA MAGNETIZADA (IMANTADA) E COMO SUBIR I PH DESSA AGUA. UMA PITADA DE SAL ROSA ,UMA PITADA DE CLORETO DE MAGNESIO ,UMA PITADA DE BICABORNATO DE SODIO POUQUISSIMO TA A AGUA NA SUA COMPOSIÇAO FICARA PURIFICADA A COR MEIO LILAS E NORMAL E DESSE JEITO Q A NOSSA AGUA TERIA Q SER. QUANTO MAIS ACIDICOS MAIS DOENÇAS TEREMOS QUANTO MAIS ALCALINO MAIS SAUDE TEREMO (PESQUISA ALIMENTOS ACIDICOS E ALCALINOS)

  7. cristiana almeida disse:

    sou de Portugal e gostava que me explicassem o que e inhame pois o meu filho tem muita manchas e so tem 6 aninhos

  8. Tatiana disse:

    Inhame ajuda a curar mesmo?

    Alguem viu sobre o novo remédio que estao usando ?

    E um remedio usado para artrite, parece que teve bonsresultados.

  9. Catilene disse:

    Oi sou Catilene tenho vitiligo a 15 anos já tive manchas no pescoso rosto.fui em um médico em blumenel SC.ele e especialista em vitiligo.nilton Nasser.só consutar na NET.VC toma quatro comprimidos e espera 2 hs e pega meia hora de sol.saiu todas as minhas manchas.mais como essa doença não tem cura .hoje na tenho nas mãos.já to fazendo tratamento denovo.não aceito ESA doença.

  10. Manoel disse:

    Obrigado pela dica.

  11. Dirlene disse:

    Gostaria de saber se a vitamina e com o hiame cru ou cozido?

Voltar ao início