Métodos naturais para travar ou deter a vitiligo. Existe uma cura natural para o problema?

É possível travar o processo da vitiligo mediante o recurso a determinadas práticas naturais, tais como, dieta saudável e equilibrada, massagem, dança, ...

A vitiligo não é contagiosa, como outras anomalias dermatológicas. As zonas afetadas são saudáveis, a não ser que a pessoa tenha simultaneamente outros problemas de pele. O que acontece é que certas zonas da pele de pessoas com vitiligo estão perdendo ou perderam pigmentação porque as células (melanócitos) que produzem esse pigmento morreram.

Um dos problemas mais graves que pode afetar as pessoas com vitiligo é serem vítimas de estigma social. Por estigma social entendemos uma forte desaprovação de características, crenças ou cultura, que vão contra as normas culturais e/ou sociais vigentes e que normalmente conduzem à marginalização. Algumas pessoas sentem-se excluídas pelo simples facto de algumas zonas da sua pele carecerem de pigmentação, pois a própria natureza e manifestação do problema pode criar equívocos sobre o que é a vitiligo, como se adquire e se poderá ser contagiosa.

Apesar da vitiligo não causar o mínimo dano ao corpo, o estigma social que pode originar pode ser um enorme problema para muitas pessoas afetadas por esta situação dermatológica, cuja principal causa é uma determinada predisposição genética.

Apesar de algumas pessoas afirmarem que não existe maneira de curar completamente a perda de pigmentação, existem métodos e terapias que em permitem alcançar a cura ou desacelerar o processo. Grande número dos afetados conseguiram travá-lo completamente, simplesmente cuidando e prestando especial atenção ao seu corpo.

Se você presta atenção ao seu corpo e acredita que está em condições de assumir o controle da situação do seu problema, aqui lhe deixamos as seguintes indicações:

Relaxamento

– Se você desenvolveu a vitiligo quando se encontrava numa altura de extremo estresse, é quase certo que essa foi a causa do desenvolvimento do problema. Você deverá então focalizar a sua atenção em descobrir a causa do estresse e combatê-lo.

Dedicar-se a alguma prática relaxante e diminuidora do estresse, tal como, meditar, praticar yoga, tai-chi-chuan, artes marciais, massagem ou praticar exercícios respiratórios, dança, etc, poderá ser um importante passo para deter ou neutralizar o avanço da despigmentação.

Aconselhe-se com um profissional, quer seja psicólogo, mestre de yoga, professor de dança, etc.

– Outra causa frequente da vitiligo são as alergias alimentares, as quais poderão ser também causadoras do agravamento da situação.

Roda dos alimentos

Dedique especial atenção ao que come. Evite alimentos processados, especialmente aqueles que incluam aromatizantes e conservantes artificiais. Procure só ingerir alimentos naturais, eliminando completamente todo o tipo de refrigerantes, fast-food, comida processada e preparada para o micro-ondas, açúcar branco, etc, etc.

Procure realizar uma dieta equilibrada e saudável que inclua fibra, fruta, vegetais, cereais integrais, peixe fresco e alguma carne em pequena quantidade, excluindo completamente a carne de porco, por ser extremamente tóxica. Não é por acaso que em muitas tradições e culturas a carne de porco encontra-se banida da mesa, como é o caso da cultura judaica, muçulmana e cristã nos seus primórdios. A carne dos peixes é uma excelente e completa fonte proteica, com imensas vantagens relativamente à carne bovina. As pessoas que sofrem de vitiligo e estão interessadas em procurar métodos de cura natural para o seu problema, deveriam reduzir drasticamente o consumo da carne, como prevenção de possíveis reações alérgicas.

Cosméticos químicos, incluindo perfumes artificiais e industriais também deverão ser evitados a todo o custo, pois podem causar alergias ou inflamações na pele e consequentemente agravar o processo de despigmentação do corpo.

A fitoterapia, fazendo recurso às propriedades do Cipó de São João e da Mama-cadela, tem obtido esplêndidos resultados na cura da doença.

Quem leu este artigo, leu também:

– O que é a Vitiligo? Tem cura? Existem tratamentos?

– Terapias eficazes para a Vitiligo.

– Dieta especial para tratamento e cura do Vitiligo.

– Pomadas farmacêuticas para tratar e curar o Vitiligo.

– Homeopatia cura vitiligo.

– Cipó de São João: cura natural do vitiligo

– Cura da Vitiligo mediante raspagem da pele: 50% de sucesso

2 Responses to “Métodos naturais para travar ou deter a vitiligo. Existe uma cura natural para o problema?”

  1. gismar disse:

    Muito boa a matéria, excelente ajudou muito.

  2. Ana Célia disse:

    Parabéns pela matéria de vcs

Voltar ao início