Cura da Vitiligo mediante raspagem da pele: 50% de sucesso

Um dermatologista do Ambulatório da Faculdade de Medicina do ABC, consegue sucesso no tratamento de vitiligo em 50% dos casos, mediante raspagem de pele.

Vitiligo, ou leucoderma, é um problema dermatológico, não contagioso, caraterizado pelo aparecimento de manchas brancas na pele, provocadas pela morte prematura das células produtoras de pigmentos (melanócitos).

Noutros artigos anteriormente publicados neste site já vimos quais as principais causas do aparecimento de vitiligo (genéticas, estilo de vida e estresse), bem como alguns métodos de prevenção, tratamento ( (pomadas, fototerapia UV, transplantes dermatológicos, dieta especial, psicoterapias) e cura (homeopatia, acupuntura, fitoterapia e outros métodos naturais de cura).

No Ambulatório de Especialidades da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, Estado de São Paulo no Brasil, o serviço médico de dermatologia tem conseguido um elevado número de curas em pacientes com vitiligo.

O médico dermatologista responsável por este método explica que se trata de um procedimento indolor de raspagem da pele, denominado curetagem.

A raspagem é efetuada na superfície da pele para movimentar as células da pigmentação (melanócitos), estimulando a produção de melanina, sendo pré-requisito que as manchas tenham aparecido há mais de um ano.

Dr. Jefferson Alfredo de BarrosApós um ano de tratamento, a percentagem de doentes curados atinge os 50%.

Em 2007 o dr. Jefferson Alfredo de Barros(1) realizou uma Dissertação de Mestrado de Dermatologia sobre esta técnica, a qual ganhou o 1º lugar como “Melhor Artigo de Investigação” publicado na revista Anais Brasileiros de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Anteriormente, no mesmo ambulatório da Faculdade de Medicina do ABC, o dr. Carlos Machado Filho, orientador da Dissertação de Mestrado anteriormente mencionada, desenvolveu e aplicou um procedimento mediante raspagem e enxerto de pele não afetada do doente, que permitia a re-pigmentação em apenas três meses.

Vídeo:

 

Mais informação sobre este tratamento: Ambulatório de Vitiligo da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Tel. 4993-5400

(1) O Dr. Jefferson Alfredo de Barros é o coordenador do Ambulatório de Vitiligo da Faculdade de Medicina do ABC e professor de Dermatologia nessa faculdade..

7 Responses to “Cura da Vitiligo mediante raspagem da pele: 50% de sucesso”

  1. odair andrade disse:

    Bom dia!

    Estou conseguindo resultados super rapido com a lampada Vitalux
    (Link removido)

  2. Joao disse:

    Dr. Alfredo,

    Vc teria como indicar algum medico no Rio de Janeiro que utiliza seu metodo? Minha filha de 9 anos apresentou o problema.

    Grato

  3. Vítor Rodrigues disse:

    Olá, no Rio de Janeiro fiquei sabendo desta clinica que vem tendo ótimos resultados … [link retirado pelo sistema]

    [Comentário automático:
    Todas as hiperligações colocadas em comentários são automaticamente removidas por um plugin do sistema.
    Caso pretenda colocar um ou mais links na coluna lateral, em comentários, artigos ou páginas, poderá contactar a agência de Marketing e Comunicação responsável pela gestão e manutenção deste site]

    • admin disse:

      Segundo apuramos, trata-se da CVIT RIO (Clínica de Vitiligo Rio/São Paulo), a qual oferece tratamento clínico, cirúrgico e a laser do vitiligo.
      A clínica localiza-se em duas cidades do Brasil:
      São Paulo:
      Alameda Jaú, 1767 (junto a Bela Cintra), Jardim Paulista
      Telefones: 55 (11) 3081-4923 / 3081-4925 –
      Rio de Janeiro – Barra
      Av. Evandro Lins e Silva, 840, sala 607 – Barra – CEP: 22410-003
      Brasil
      Telefone: 021 3256-1272 e 021 99959-7544

  4. katia varanda disse:

    Bom Dia.
    gostaria de saber se em Cuiaba MT Existe alguma clinica com esta especialidade.
    tenho uma sobrinha com 11 anos e esta com o rosto bem comprometido com as machas.
    Gostaria de uma resposta meio urgente
    atenciosamente
    Katia simone Varanda

  5. Jéssica disse:

    Bom dia alguém por favor me diga se tem algum especialista bom em belem.. meu filho apresentou esse infeliz problema antes dos 3 anos de idade.. me ajudem desesperada……alguma informação no whatsapp por favor 91 999556216

Voltar ao início