Cipó de São João: cura natural do vitiligo

O Cipó de São João tem demonstrado enorme eficácia na cura do vitiligo. A preparação caseira do remédio é fácil e acessível a todos.

O Cipó de São João (Pyrostegia venusta) é uma planta da família das Bignoniaceae, nativa e espontânea no Brasil. Também é conhecida como flor-de-São-João, cipó-de-fogo, cipó-vermelho, cipó-bela-flor, cipó-de-lagartixa e cipó-de-lagarto.

As suas propriedades medicinais são imensas, tendo-se verificado resultados francamente positivos no tratamento de disenterias, diarreias, fraqueza, leucodemas e vitiligo.

Encontramos diversas receitas de remédios caseiros, utilizando o Cipó de São João, para tratamento e cura do vitiligo:

Prepare por decocção um chá de ramos, folhas e flores de cipó-de-são-joão com folhas e raízes de mama-cadela e faça banhos diários. Ou então coloque as duas plantas em infusão alcoólica por algumas horas e aplique o líquido nas manchas em dias alternados. Não se exponha ao sol nesses dias.

Fonte: Universo Cultural

Mama-cadela, também conhecida como algodão-do-campo, é uma planta comum no oeste do Brasil. O seu princípio ativo é o bergapteno, presente em distintas partes da planta. É utilizado no tratamento de doenças que causam despigmentação, tal como o vitiligo.

Cipó de São João

A tintura composta da planta é aplicada estritamente sobre as áreas despigmentadas pelo vitiligo, dia sim, dia não.

Fonte: Remédio-caseiro

Chá de Cipó de São João recomendado para tratamento do vitiligo:

 Em um litro de água fervente, coloque 3 colheres de sopa da erva, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

Fonte: Chá & Cia

Outra receita de resultados comprovados, que também poderá encontrar no vídeo a seguir apresentado:

200 Gramas de flores de São João em 1 litro de álcool de cereais.
Coloque as flores no álcool de cereais em um vidro bem lacrado, envolvendo-o em um saco de plástico preto e deixe em lugar fechado e escuro por 28 dias. Tomar 60 gotas em um copo com água duas vezes ao dia, até terminar o remédio.

Fonte: Blog de Alexhego

É importante que o local onde se guarda o frasco durante os 28 dias, seja realmente um sítio completamente escuro, ao abrigo da luz e do sol.

Outra receita para elaboração da tintura:

Lave a erva e deixe desidratar na sombra por 15 dias.

Pegue 300 gramas da erva desidratada e misture, numa garrafa de vidro, com 70 ml de álcool de cereais e 30 ml de água fervida ou mineral. Deixe em infusão num lugar escuro por quinze dias. Coe com uma peneira fina ou um pano.

Tome 25 gotas em meio copo de água três vezes ao dia. É preciso ter paciência, pois os primeiros resultados só aparecem depois de seis meses.

Fonte: Cura pela Natureza

Veja a receita descrita no vídeo a seguir apresentado, nossa preferida.

Vídeos relacionados:

Cipó de São João no tratamento do Vitiligo

A receita descrita neste vídeo é a nossa favorita:

Pegar meio quilo de flores do cipó de São João. Ter o cuidado de selecionar as flores com o “chapeuzinho”.

Lavar e secar bem essas flores.

Colocar o meio quilo de flores num frasco de vidro escuro de boca larga.

Introduzir dentro do frasco meio litro de álcool hidratado de cereais. Apertar as plantas para que o álcool cubra todas as flores.

Selar a tampa do frasco com adesivo e enterrar ou guardar em local escuro durante 28 dias.

Passados os 28 dias, coar e colocar a tintura em frasquinhos pequenos com conta-gotas.

Essa tintura, que tem uma validade de um ano, deverá ser tomada da seguinte maneira: 20 gotas num copo de água, três vezes ao dia, após as refeições.

http://hyp.la/BCEAIAI

“Programa exibido em 2009 no programa da Ana Maria Braga na Globo, ensinando como fazer a tintura do cipó de São João no tratamento do Vitiligo.”

Flor cipó de São João

Neste vídeo podemos “observar de perto” a planta:

http://hyp.la/BCEAIBT

“Nome Científico: Pyrostegia venusta Família: Bignoniaceae Características Morfológicas: A sua multiplicação é por meio de estacas ou sementes. Geralmente […]”

NOTA: Aconselhamos vivamente a leitura dos comentários a este post. Neles encontrará relatos de gente que experimentou o cipó de São João. Também terá acesso a direções de correio eletrônico (Email) de pessoas que têm cipó para oferecer.

Ler também neste site:

167 Responses to “Cipó de São João: cura natural do vitiligo”

  1. Simone disse:

    Impossivel fazer 300 gr de erva de cipó de são joão para 30 ml de alcool. favor rever a receita, pois no vídeo apresenta outra proporção. 30 mil de alcool fica inviável para 300 gr. Nem matemático consegue fazer essa mistura diluir. Me perdoem. Está totalmente errado.

    • admin disse:

      Olá Simone,
      Este artigo descreve diversas receitas para elaborar a tintura do cipó de São João, referindo a fonte original respetiva.
      Nenhuma das receitas sugere as quantidades que a Simone descreve no seu comentário.
      Uma das receitas indica: “Pegue 300 gramas da erva desidratada e misture, numa garrafa de vidro, com 70 ml de álcool de cereais e 30 ml de água fervida ou mineral.” Neste caso seriam 300 gramas de flor desidratada para 70+30=100 ml de álcool e água.
      Outra receita refere: “200 Gramas de flores de São João em 1 litro de álcool de cereais”.
      A nossa receita preferida, que é descrita no primeiro vídeo, sugere meio quilo de flores para meio litro de álcool hidratado de cereais.
      Como pode constatar. em nenhuma parte do artigo se menciona 300 gr de flores para 30 ml de álcool.
      Esperamos ter esclarecido a sua dúvida.
      Sucesso!

    • Dora disse:

      Simone eu já fiz essa receita várias vezes. São 700ml alcool de cereal e 300ml de agua fervida ou filtrada. O resto da receita está correto.

    • JOSE ANTONIO SOARES disse:

      Aqui em Betim na região metropolitana de Bh tem muito cipo de São João na represa vargem das flores, que precisar me fale que envio. joseantonio-bh@hotmail.com

      • JOSE ANTONIO SOARES disse:

        Faltou uma letra, queria dizer “QUEM PRECISAR”.

      • Ola! José Antônio Soares, sou do mato grosso(várzea grande) eu gostaria de adquirir a flor de são João pelo correio que eu pago as despesas do correio aqui se for possível,mas gostaria de saber o quanto você vai cobrar o seu trabalho para mandar para mim; você pode me mandar um quilo da flor.
        meu endereço é: Rua Jacob do Bandolin q 49/Nº12/bairro jardim costa verde/ Várzea grande MT
        fone de contato;65-96249809vivo/ou65-92343463claro.pode me ligar a cobrar que eu te atendo/obrigado,agradeço a sua gentileza por me ajudar a curar o meu vitiligo/

      • Ola! José Antônio Soares,SOU JOSÉ leite DE Oliveira, moro no Mato Grosso e tenho O vitiligo,GOSTARIA DE SABER O QUANTO VOCÊ COBRA PELO SEU TRABALHO PARA MANDAR PELO CORREIO (A FLOR DE SÃO JOÃO)VOCÊ PODE MANDAR QUE EU PAGO E RETIRO AQUI,GOSTARIA FAZER E USAR ESSE REMÉDIO
        MEU FONE É;65-96249809vivo/ OU 6592343463 claro.PODE ME LIGAR A COBRAR P/ SABER O VALOR DO SEU TRABALHO/ OBRIGADO ESTOU AGUARDANDO SEU CONTATO, ATÉ…

      • Willians disse:

        Pode enviar pra mim Sr. José? Obg
        willinass.will@gmail.com

      • Nicolas Braga da Silva disse:

        Bom dia José Antonio,
        você poderia enviar cipó de são joão, para eu dar inicio ao tratamento de vitiligo.
        Endereço: Rua São Clemente 107, apt 408, Botafogo, Rio de Janeiro, CEP 22260-001
        Nicolas Braga da Silva

      • Juliana disse:

        Bom dia!!

        O Sr. Pode me enviar, segue meu e-mail para passar o valor.

        Grata
        Juliana

      • Luciana G Mercon disse:

        Boa tarde jose Antonio
        Estou precisando dessa planta(cipo de Sao Joao para experimentar no meu tratamento de vitiligo.
        Se vc puder me mandar ( em torno de 300 ou 400 gramas), gostaria que me dissesse o que devo fazer para que voce me envie.
        lugmercon@gmail.com
        Agradeço desde já e aguardo retorno

  2. ana claudia disse:

    Oi pessoal, minha mãe tem vitiligo e está muito avançado, tenho procurado a erva são joão pra comprar desidratada, mais não tenho encontrado..alguem poderia me dizer aonde posso encontrar, obrigada

    • ITO disse:

      OI ANA, SOU DE MIRASSOL D´OESTE-MT, CONSEGUI ENCONTRAR ONTEM A TARDE O CIPÓ DE SÃO JOÃO, POIS A MILHA FILHA DE 7 ANOS ESTÁ COM ESSA MALDITA MANCHA PERTO DO OLHO, SÓ TEM O CIPÓ E AS FOLHAS, POIS AS FLORES É NO MÊS DE JUNHO. MAS GOSTARIA DE SABER TBÉM SE PODE FAZER COM AS FOLHAS E O CIPÓ ALGUM TIPO DE REMÉDIO OU CHÁ.

      • joelma souza disse:

        ola ja procurei por essa planta e nao consigo encontrar, pois o meu esposo esta com vitiligo, faço uso de oleo de coco virgem , mas gostaria de obter essa erva, e nao estou conseguindo , por favor se alguem tiver essa erva ou mesmo a essencia ja pronta, envie pra mim, qualquer despesa eu reponho, pois essa doença é muito ruim, constrangedor.
        meu endereço: estrada da penha, numero 07, penha -quissama-rj.
        cep: 28735-000.
        meu email: joelmafiel@hotmail.com

        fico grata por poder ajudar-me.

        • ROSE disse:

          OI TENHO VITILIGO TAMBÉM E HÁ 14 ANOS NAO ALASTROU POR CAUSA DESTA PLANTA. NO SÍTIO DO MEU PAI TEM CIPO SÃO JOAÕ. MAS SÓ NO MES DE JUNHO QUE TEM AS FLORES.
          rosemeirediasribeiro@hotmail.com

          • Maria de loudes lacerda disse:

            Por favor vc que fez uso e obteve efeito graças ao bom Deus, me ajude. Ensine-me como se faz esse chá direitinho, pois uns dizem que é veneno. Me arranje essa flores e me mande o preço que deposito o valor em sua conta, pois estou desesperada e só Deus lhe pagara. Envie uma resposta para o meu email. Obrigada

        • meire garcia disse:

          Olá Joelma. Aqui na minha região já começaram a sair as folhas de São João. Se quizer ainda, posso te enviar pelo correio. Abraços

        • wendel disse:

          Na região serrana do estado do rio tem em abundância, ( Cordeiro, Cantagalo Macuco Trajano de Moraes, Santa maria madalena.)

      • Ismenia disse:

        Olá Ito, eu tenho essa doença e já fiz vários tratamentos. Só a poucos dias descobri esse tratamento com flor de são João. Hoje eu fui para o sitio da minha irmã em Sorocaba e fiz o remédio e enterrei.Mas gostaria de dizer que essa flor não precisa comprar. Está cheio dela nas beiras das estradas, pois agora é época dela.Meu email ismenia.jaco@gmail.com

    • Vilmo R. Santos disse:

      Normalmente a Flôr de São joão se encontra na época de maio a setembro, região de semiárido principalmente no interior de Minas. Comprar não é lá muita coisa boa, pois é muito caro.

      tem outra receita alternativa que utilizo para minhas manchas depois de experimentar vários remédios de laboratório. Algo simples e eficaz.

      Estou curando o vitiligo com Inhame. Pode-se tomar vitamina de manhã e a noite batido com leite ou puro com água e adoçar a gosto. Pode também ralar o inhame no ralo (igual a ralar batata palha) colocar no sol para secar, depois de bem seco, bater no liquidificador até virar uma farinha. Pode comer uma colher de sopa de manhã e outra a noite. Comprovadamente é o que tem melhor tapado as minhas manchas. Alem de ser rápido no processo.

      • admin disse:

        Olá Vilmo R. Santos
        Obrigado pela colaboração.
        Podemos garantir que o tratamento com o Cipó de São João é eficaz em bastante casos.
        Também conhecemos muitos casos de sucesso com o inhame.

        • Gessé Filho disse:

          Bom dia, estou a algum tempo a procura do cipó-de-são-joão, mas não encontro a planta. Em lojas especializadas há somente a “Erva-de-São-João” em forma desidratada, que afirmam ser utilizada para sintomas de depressão. É a mesma planta? Pode ser utilizada para o tratamento do vitiligo? Desde já obrigado!

          • maurilia mendes de souza disse:

            sou de Águas formosas MG, tive vitiligo na infância quase 80% do meu corpo foi tomado pelo vitiligo hoje graças a Deus estou quase curada tenho uns 20%. Tratei muito tempo com o cipó de são joão. Aqui na nossa região tem muito cipó de são joão nessa época.

      • arislene sousa disse:

        gente tenho essa mancha também. inhame pode mesmo me ajudar…

      • adriana disse:

        OLÁ GOSTARIA DE SABER QUAL O TIPO DE INHAME, PODE SER QUALQUER UM? DESDE JÁ AGRADEÇO, MINHA FILHA TEM 9 ANOS E AOS 5 APARECEU ESTAS MANCHAS MALDITAS NELA.

      • RENATA.P.MORAES disse:

        Vilmo gostaria de saber de vc quanto tempo q demorou para vc ver os resultados do tratamento com o inhame.

        atc.aguardo resposta

      • JOÃO PAULO CORREA TELLES disse:

        Boa tarde Sr Vilmo, sou de cruz Alta- RS tenho estas manchas e gostaria saber como faço para conseguir estes medicamentos.Se o amigo puder me ajudar desde ja agradeço.

        • maurilia mendes de souza disse:

          Sou de Águas formosas MG essa época aqui na minha região tem muito cipó de são joão como posso te enviar.

          • Claudia disse:

            Bom dia a Senhora poderia me enviar o cipo de são joao.. nos falamos via email para combinar de enviar via correio e eu depositar obrigado
            kaucjp@hotmail.com

          • Betania disse:

            Maurilia meu nome é Betânia tenho vitiligo a 3 anos não consegui reverter as minhas manchas com nenhum tratamento tradicional gostaria imensamente de tentar tomar essa medicação .

    • eva disse:

      ola boa noite de onde vc e ? posso ate ajuda la mais de q cidade vc e sou de itu sp mande por e mail abracos

      • betania disse:

        sou da Bahia aqui não encontrei quem puder me ajudar manda um contato que estabeleço uma comunicação agradeço

    • OLÁ EU TENHO A FLOR DE CIPÓ DE SÃO JOÃO SE Necessitar meu mail afgouveia@netmadeira.com

      • Helena Elisa De Souza Marques disse:

        Bom dia
        vc ainda tem a flor de cipo de joão

      • Claudete mikuni disse:

        Ola tenho vitiligo e tbem estou a procura do Cipó-de-São João pra fzer o tratamento para o vitiligo gostaria mto de saber se vc ainda tem a flor dessa planta e se vc se incomodaria em me mandar um pouco pra eu fazer o remédio de que tanto preciso moro em CUIABÁ -MT e aqui pra todos que pergunto ninguem conhece a planta,você poderia me ajudar me mandando um pouco.desde de já mto obrigada.
        Rua ;sete Qda.16 Csa.370 Bairro Osmar Cabral Cuiabá-mt

      • Claudete mikuni disse:

        T e enviei o meu endereço mas esqueci de por o Cep portanto vou estar pondo neste completo Rua:sete Qrd.16.Csa.370.Bairro Osmar Cabral.Cuiabá-Mt.cep:78093559 Meu email é claudetemikuni@hotmail.com
        Abraços.
        OBS:Fico aguardando respostas.

      • Sidilene disse:

        Olá gostaria que você me ajudasse pois não consigo encontrar e nem comprar a flor gostaria por favor se fosse possível me doar essa erva.
        sidy.5104@gmail.com

      • io antonio eu gostaria de adquirir este cipó de são joão pois tenho esta doença disse:

        meu endereço é trav. João Nilo de Andrade n° 79 Cametá Pará cep. 68400-000
        josy_ladislau_@hotmail.com

      • Antonio Gouveia disse:

        Bom dia Sr Antonio

        Tenho inicio de vitiligo e gostaria de saber se poderia me enviar a flor do cipo de sao Joao p Sao Paulo
        Pode me enviar o valor que deposito na sua conta as despesas

        Agradeço

        Lucia

    • ROSE disse:

      OLÁ.
      TENNO VITILIGO HÁ 14 ANOS E GRAÇAS A DEUS POR CAUSA DESTE CHÁ NÃO ALASTRARAM AS MANCHAS. O CIPO SÃO JOÃO DÁ NOS MESES DE JUNHO E JULHO EM MINAS GERAIS. NO SÍTIO DO MEU PAI DÁ MUITO.

    • patricia disse:

      Olá

      hoje encontrei a erva para vender desidratada.
      O fone da pessoa que fornece é PALADAR Ervas Medicinais e produtos naturais.
      Fone.62-3518-0792 62-9968.5007/62.9682.2600
      liga e peça para mandar para vc.

  3. jarbas gomes disse:

    olá pessoal,tenho bastante cipó de são joão,quem estiver interessado entre em contato comigo.abraços!

    • Sergio Celso disse:

      Bom dia,

      Caro Amigo Jarbas, favor necessito para o tratamento de Vitiligo das flores do Cipo de São João para fazer o remedio para minha esposa, favor enviar resposta com o preço e quantidade para venda. Moro em Brasilia-DF.

      • ROSELY disse:

        OLÁ , ESTOU COM GRANDE FLORADA DE CIPÓ S. JOÃO EM MEU QUINTAL. MORO EM ATIBAIA SP. CASO ESTEJA INTERESSADO AINDA, PODEMOS VIABILIZAR ENVIO. NÃO TENHO INTERESSE EM COMERCIALIZAR NADA, APENAS AJUDAR MESMO.

        • admin disse:

          Obrigado Rosely.

          • newton disse:

            Eu estarei disponibilizando, para quem desejar adquirir. Eu fiz de acordo com a receita caseira. Alcoo de cereal x flores do cipo de São João. nesta semana 28 dias. Quem interesar eu envio já pronto para o consumo.Lembrando que é preciso estimular a mancha para que a pigmentação ocorra. Fiz uma boa quantidade.

          • Janice Moraes disse:

            Newton, Roseli, quanta generosidade em oferecerem a planta ou o medicamento já pronto. É muito triste termos vitiligo, principalmente pelo preconceito.
            Meu email é janicemoraes@yahoo.com.br moro no RS, se vocês conseguirem me enviar, entrem em contato por favor. Grata

        • Silvio Junior disse:

          Olá Rosely. Estou interessado em adquirir as flores do cipó de São joão e caso fosse possível gostaria que me enviasse. Só me dizer como será o procedimento.
          Muito obrigado por sua ajuda.
          segue meu endereço:
          Nome: Silvio de Souza Santos Junior
          End.: Rua Castro Alves nº 250, Apt. 102, Bl C, bairro Encruzilhada, Recife-PE. Cep.: 52030-060.
          Um grande abraço.

        • Marisa Ramos disse:

          Rosely,
          tenho interesse no Cipó de S. Joao. Meu marido trabalha em Atibaia. Será que consigo uma muda para plantar em casa?

          Nunca usei, mas estou tentando de tudo para reverter a mancha que tenho no rosto.
          Um abraço
          Marisa Ramos

        • ana disse:

          oi rosely,

          estou em campinas eu acho que nao é muito longe de atibaia.

          voce pode me retornar no meu email para combinar como posso conseguir estas flores?

          z.polzer@ig.com.br

          muito agradecida

          ana

        • jose disse:

          Olá rosely, tenho um caso na família e estaria interessado em adquirir cipo de s joao, sendo talvez o maior problema eu viver em Portugal, região de lisboa, agradeço resposta sobre a viabilidade do envio, sobre o custo do produto ou do envio se como diz atras não quiser receber …agradeço e aguardo resposta, cumprimentos

        • leia disse:

          Rose gostaria de informações como posso adquirir

        • Fernanda disse:

          Ola boa tarde, eu preciso muito dessa folha de sao joao, meu filho de 3 anos esta com essas manchas, e a pomada é muito cara, nao tenho condições de c omprar

        • Marcia disse:

          Ola! Gostaria de comprar a flor de cipó de são joão, você pode me ajudar?

        • Deborah Oliveira disse:

          Olá, Rosely, eu gostaria muito de obter as flores de cipó-de-São João. Você ainda tem? Pode me enviar? Moro em São Paulo. Também posso ir até aí buscar.
          Obrigada,
          Deborah
          11-98262-4159

        • Patrícia Rineli disse:

          Bom dia Rosely… Gostaria de saber se você tem o Cipó-de-São João, é que na verdade minha irmã tem vitiligo, e eu pesquisando na internet encontrei esse site, eu acredito na cura por meios de medicinas naturais…
          Enfim, me informando aqui no site, eu pensei… quero fazer uma surpresa pra minha irmã… mais a planta é bem difícil de encontrar, eu moro na cidade de Pirapora – no Norte do interior de Minas Gerais.
          Envio a ti o meu e-mail patyrineli@outlook.com para mantermos contato e falar a respeito.
          Admirei muito a sua atitude em não querer comercializar, é muito difícil alguém com essa atitude, infelizmente…
          Eu adoraria ter em minha casa uma plantação dessas também… e faria assim dessa maneira… pois o vitiligo é uma doença “parecida” como Câncer, vai correndo a pessoa, porém ela age de fora para dentro… digo no sentido de que a medida em que as manchas vão aparecendo, a pessoa vai se corroendo por dentro de tristeza e até chega a depressão, é muito triste, inclusive para a família, ver essa situação e não poder fazer nada… E é só por Deus que minha irmã hoje ainda tenta se manter forte… pois ela sofre muito com isso, e nós sofremos junto com ela…

          Quero lhe agradecer pela sua linda atitude. E que Deus lhe conserve e lhe conceda muita saúde a você e sua família sempre…

          Tenha um excelente dia…

          Aguardo seu breve contato. patyrineli@outlook.com

        • Rosane Turra disse:

          Gostaria de receber a flor. Também tenho vitiligo.
          rosaneturra@gmail.com

        • Rosangela Ribeiro disse:

          Rosely, eu preciso muito do remédio para vitiligo, pois meu filho Down está com manchas e nada resolvido com tratamento médico. Ele tem 16 anos, entre em contato comigo Rosely, por favor.
          rosyribeiro1@live.com

        • claudia honorio da Silva disse:

          Boa noite!

          tudo bem????
          Meu vitiligo apareceu após ter pedido minha mãe aos 9 anos de idade. meu pai fez de tudo dentro das condições dele.Mas Infelizmente não curou mas deu uma grande melhorada infelizmente também pedir meu pai em um acidente de carro de uma maneira mto triste e meu vitiligo que tinha estacionado começou a aumentar de uma maneira gigantesca. Isso me deixa mto triste e com minha alto estima mto baixa se vc puder me ajudar te agradeço mto e mais não existira u m dia que não orarei por vc.
          Meu nome é Cláudia moro no São Bernardo do Campo.
          11 96422-5522 operadora tim.
          honorio.claudia@yahoo.com.br

        • Carol disse:

          Olá meu filho de 7anos tem vitiligo e estou tentando tratamento alternativo pra ver se há uma melhora nas manchas. Se tiver e puder me enviar eu deposito em sua conta todas as despesas para ser enviada a planta. Onde moro não tenho encontrado esse tipo de planta. Meu email é enfcarolzinha@hotmail.com

        • Margarete disse:

          Oi meu esposo tem vitiligo não consegui esta flor aqui onde moro será que você poderia me ajudar? Moro no sul de Minas e não consegui encontrar nessa região. Desde já agradeço.
          margo.rb@gmail.com

        • Cristina disse:

          Olá Rosely

          Eu gostaria de flores de São João. Se este ano você tiver florada eu gostaria muito
          Aguardo seu contato
          Grata
          Estefania
          estefaniagastaldi@hotmail.com

        • iracema disse:

          oi boa noite, gostaria de saber se voce pode me mandar a flõr de cipò de são joão. moro no rio de janeiro e não consigo para fazer o remedio pois, tenho essa doença. vitiligo

          iracemasilvaferreira2@gmail.com

        • edina disse:

          Boa noite Rosely
          Tenho um filho de seis anos que tem vitiligo. Gostaria de saber se voce tem ainda e como faco para adquirir o cipo de sao joao. Desde já agradeco.

          Edina
          edinadotta@globo.com

        • Silverio Orzechowski disse:

          Bom dia Rosely,
          Assim como todos os portadores de vitiligo fico muito grato com sua atitude.
          Pro favor diga-me o que fazer para que me envie as flores do cipó de São João. Abraço.
          Silverio Orzechowski
          silverio@juriti.com.br

        • Jurineia Castelo dos Santos disse:

          gostaria de receber as flores, onde moro não acho, segue email.
          Jurineia Castelo dos Santos
          neia.castelo@hotmail.com

        • osnir barbosa disse:

          minha esposa tem vitiligo. Está muito triste com esta doença. Gostaria de ajudá-la. Gostaria que você mandasse este cipó de são joão para mim. Meu endereço é: rua lamartine babo n:105 bairro jaguari cep:13473-687 americana (sp)
          e tambem como fazer o chá, por favor me enviar obrigado.
          osnirbarbosa@hotmail.com

        • joao mendes disse:

          ola rosely, gostaria de saber se vc ainda tem a flor de cipo de sao joao, meu pai tem vitiligo e esta precisando urgente. desde ja agradeço.
          mendes.joaotricolor@hotmail.com

        • LEISLIE disse:

          Por favor, gostaria de seu telefone de contato para adquirir a o cipo de sao joao.

          Obrigada

        • Daniela disse:

          Olá Rosely! Moro no Rio Grande do sul, meu marido tem vitiligo, será que vc poderia me mandar uma muda dessa planta? Me responsabilizo pelo frete! Por favor entre em contato pelo meu e-mail: danielaed@ig.com.br.
          Desde já agradeço!

        • irene disse:

          Olá Rosely, Achei o seu comentário sobre as flores de cipó de são joão maravilhoso, você deve ser uma pessoa muito iluminada.
          Meu filho está com o problema do vitiligo, já tentei diversos tratamentos com muito pouco resultado, se você puder me ceder um pouco dessa erva, ou mesmo vender, eu estou precisando muito pois gostaria de fazer esse tratamento, por favor me mande um email, para combinar-mos como vamos fazer. Deus a abençõe grandemente! moro em são paulo!

        • irene disse:

          Olá rosely, mandei o email e esquecí de colocar meu email, para você me retornar: irene_corridoni@hotmail.com, aguardo ansiosamente sua resposta, obrigada! se preferir pode me ligar a cobrar, tel: 3539-9904.

        • Iracema disse:

          Olá, Rosely!

          Meu filho de 09 anos está com vitiligo. Descobrimos tem 02 meses. Você ainda tem as flores? Agradeço e aguardo retorno.

        • wagner disse:

          oi rosely,gostaria de saber se vc pode me ajudar,quero fazer o tratamento com a flor de sao joao..obrigado!

        • Silene Pereira disse:

          Boa noite d. Rosely, eu sei que já faz bastante tempo que a senhora fez essa postagem, mas, só agora tive a sorte de encontrar, gostaria de saber se é possessível a senhora me enviar essa flor. Eu sou portadora do vitiligo, e sonho muito em encontrar a cura. Aqui em minha região não exite essa planta, por isso conta muito com sua ajuda. Ao enviarme pelos correios pagarei todas as despesas.
          Ficarei muito feliz se receber sua ajuda, desde já agradeço de coração
          Não colocarei meu endereço agora porque não sei se a senhora ira visualizar essa mensagem, meu e-mail é: silvasilene63@gmail.com

        • sonia messias disse:

          oi Roseli sou de sao paulo perto de atibaia vc ainad tem a erva se tiver eu vou buscar ok

        • Claudia disse:

          Bom dia Roseli…não sei se em epoca certas erva cipo de sao joao…to precisando para tratamento…tem como me enviar via correio moro SP, Guarulhos, te depositaria valor
          kaucjp@hotmail.com

        • Fernando disse:

          Boa tarde Roseli

          Poderia por favor me enviar algumas destas flores para que eu possa tentar este tratamento.
          fernandochicon0305@gmail.com
          Grato

      • marta Rocha disse:

        Oi, Sergio!

        Moro em Divinópolis Minas Gerais e por aqui existe muito cipo de São João ainda está florindo.Se você quiser manda me seu endereço para eu te enviar pelo correio.

        Você vai pagar somente frete.
        É com imenso prazer poder te ajudar as plantas dão é natural no mato.Aqui perto eu encontro para você.Meu tel.37-9928-1227 Marta
        01/08/2014

        • ana disse:

          oi marta preciso das flores para preparar uma tintura, meu email:

          z.polzer@ig.com.br

          estou em indaiatuba sao paulo, como voce pode me enviar?

        • Renata Monteiro disse:

          Olá Marta,eu vi seu comentário estou precisando muito da planta pois minhas manchas estão aumentando dia dia ,trabalho muito não tenho tempo de procurar se puder me enviar se quiser cobrar algum valor não tem problema ,. Meu endereco Av. De pereira vergueiro 502 vila nhocune São Paulo sp CEP 03563000 , muito obrigado deus te abencoe

        • Sergio Nunes disse:

          Oi Marta de Divinópolis,
          Tenho vitiligo e fiz tratamento com fototerapia e usei medicamentos prescritos por médicos por um tempo, mas sem sucesso. Se alguém tiver a infusão pronta ou a flor de são joão e puder me enviar, seria muito grato. Se tiver algum custo pode enviar que faço o reembolso. Endereço: Av. Pio de Meira, 165 – 1º andar, Vilanova – Manhuaçu (MG) – cep: 36.900-000 – A/C Sergio Nunes de Carvalho

          ps: quem tem a doença sabe o quão sofrido é conviver com ela. estou numa tentativa alternativa para continuar com esperanças.

        • graziele disse:

          Oii Marta tudo bem? Sou do RIo Grande do Sul eu estou procurado algum remédio ou a cura para meu esposo que tem vitiligo. Me corta o coraçao ver ele sofrendo com isso, ta certo que essa doença nao doi, nao atrapalh, mais ele sente ainda muita vergonha pois todo mundo fica perguntando e ele coitado fica todo sem jeito de falar, ele começou a ter essa doença com 8 anos de idade, hoje ele tem 25 mais nao se acustumou ainda, ele é muito nervoso coisa que ele nao pode se auterar, hoje em dia existe muito preconseito ainda as pessoas sao muito deboxadas e algumaa ficam se arriando e jogando piadinhas sem gosto. Ele me fala que la no serviço dele as pessoas chamam ele de manchado ou mao pelada ou de pintado e teve varios que ja chamaram ele de maicon jackson e ele fica todo sem jeito as pessoas nao se fragam mesmo. Mais em fim eu gostaria de saber se vc tem ainda o cipó de sao joao para doar ou até mesmo vender porque eu nao aguento mais ver ele sofrer. Qualquer coisa me retorna por emai que dai te dou meu endereço. Graziili@hotmail.com obrigada des de ja!! Fica com Deus bjos

        • alexandre disse:

          Oi Marta, Tudo bem ?

          Sou do Rj e minha esposa tem vitiligo, poderia me enviar por favor ?

          Meu email: alexandre.eti@gmail.com
          WhatZap: 21 97404-9305

          Endereço: Estrada do Calundu, LT 12 QD 70
          Cidade: Duque de Caxias
          Bairro: Nossa Sra. do Carmo / RJ
          CEP:25040-610

        • Claudete mikuni disse:

          OI se for possível gostaria de receber tbem o cipó de são joão.pois moro em Cuiabá e por aqui quase ninguém conhece a planta.meu endereço é,
          Rua sete Qdr.16 Csa.370.Bairro: Osmar Cabral Cuiabá Mt
          Cep:78093559

          Desde ja agradeço.

        • Iracema disse:

          Olá Marta.

          Você ainda tem as flores de São João? Estou precisando para meu filho de 09 anos. Meu email iracemasilveira@yahoo.com.br.

          Agradeço.

        • SilvaFatima disse:

          Bom Dia Marta, gostaria muito de adquirir as flores, folhas e o cipó de São João.Venho numa luta feroz contra o vitiligo,peço a você que se possível entre em contato comigo 91-98045-1096.Agrade sua atenção.

    • Yara disse:

      Jarbas boa tarde.
      Me interesso pelo cipó de são joão. Procurei na internet ele pronto, mas não acho.
      Sou do interior do Estado do ES. Eu e minha mae temos vitiligo.

    • Wilson Mickosz disse:

      Olá Cergio Celso

      Aonde você mora e quanto custa esta erva? Estou iniciando com esta doença,moro em SP capital…

    • sidney disse:

      meu amigo eu tenho vitiligo e tbm quero compla o cipo de jaoa

      • Keller Erica disse:

        Olá,Sidney!
        Também tenho vitiligo há muitos anos, e aumentou muito durante a gravidez e período de amamentação. Estou tomando o cipó de São João e mama cadela em capsulas, encontrado em casa naturalista aqui na minha cidade. Acho mais prático, por não ter acesso a erva em todos os meses do ano, e também um resultado melhor( tem que ter paciência).Estou fazendo uso a três meses e já estou tendo resultado, mas em cada pessoa tem tempo diferente para começar a pigmentar.

    • elkson disse:

      eu presiso muito de CIPÓ-DE-SÃO-JOÃO , por favor emtre em contato comigo

    • andreia disse:

      Boa tarde tenho uma amiga com este problema voce tem cipo de S.J ainda?

    • Marcia disse:

      Oi estou com dificuldade de encontrar o cipo de Sao João alguem sabe onde

    • josevaldo disse:

      jarbas,boa tarde gostaria de saber como faço para adquirir a erva. Meu email está ai. Entre em contato.
      jojocreu12345@hotmail.com

    • Boa noite!

      Gostaria muito que vc me enviasse o cipó de São João.
      Estou em São Paulo capital.
      Como posso fazer?
      Aguardo.
      Obrigada,
      Dorothy
      dorothy_doro@hotmail.com

    • Daniela disse:

      Olá Jarbas! Por favor se vc ainda tiver o cipó de São João, por favor entre em contato comigo pelo e-mail: danielaed@ig.com.br, meu marido tem vitiligo e gostaria de ajudá-lo. Me responsabilizo pelo frete!

    • Patricia disse:

      Olá

      Jarbas gostaria de obter informações do cipo de são joao.
      email: patriciaamada@hotmail.com

  4. newton disse:

    Dispónivel a partir do dia 18 de Agosto.

  5. newton disse:

    QUERO COMPARTILHAR O QUE APRENDI E COLOQUEI EM PRÁTICA.
    QUEM DESEJAR ADQUIRIR O PRODUTO PRONTO É SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO IMAIL: NE-W-TON@HOTMAIL.COM.BR

  6. Sergio Nunes disse:

    Boa Tarde!

    Tenho vitiligo e fiz tratamento com fototerapia e usei medicamentos prescritos por médicos por um tempo, mas sem sucesso. Se alguém tiver a infusão pronta ou a flor de são joão e puder me enviar, seria muito grato. Se tiver algum custo pode enviar que faço o reembolso. Endereço: Av. Pio de Meira, 165 – 1º andar, Vilanova – Manhuaçu (MG) – cep: 36.900-000 – A/C Sergio Nunes de Carvalho

    ps: quem tem a doença sabe o quão sofrido é conviver com ela. estou numa tentativa alternativa para continuar com esperanças.

  7. Regina R S Nogueira disse:

    Olá,

    Colhi as flores, lavei e deixei secar na sombra. Só que elas ficaram meio escuras. Será que posso usar assim mesmo, para fazer a tintura?

  8. Monica disse:

    Olá tenho Vitiligo a 9 anos e graças a Deus não alastrou muito nao não sei bem se deve ao fato de desde que soube parei definitivamente de comer carne e cuido muito bem da minha saúde também evito refrigerantes mas acho que o que foi essencial é que tem exatamente 9 anos que tomo um medicamento CLORELA e sei também que a melhor coisa a fazer é não se estressar o que quase impossível pois vivo sempre com o coração nas mãos com medo . Se fosse possível queria que alguém me enviasse a flor de mama cadela e o cipó de São João porém não moro no Brasil por isso peço a quem puder mandar- me comunique- se comigo no facebook e manda uma mensagem e peça- me amizade MÔNICA MEIRA

  9. fabiana sousa disse:

    pode ser a flor de são joão desidratada , pois na minha cidade nao tem ela igual a do video, aqui so acho ele meio seca.
    pode ser

  10. Janine Barreto disse:

    Olá… tenho vitiligo há uns 10 anos… minhas manchas são pequenas… algumas aparecem e somem… mas outras tenho desde o começo. A que mais me incomoda é a que tenho nos cantos da boca… Enfim… Há uns 8 anos não faço nenhum tratamento. Mas tenho medo que piore e as manchas aumentem… pq sempre escutei dos dermatologistas que consultei que vitiligo não tem cura. Mas agora procuro outras alternativas.
    E gostaria de saber se encontro cipó de são joão na bahia????

  11. Irani disse:

    Gostaria de saber como e onde devo guardar depois de pronto. Onde devo conservar. Obrigada.

  12. Michele disse:

    ola, meu nome e michele tenho vitiligo desde oito anos de idade fiz o tratamento como a flor de sao joao so que no lugar de alcool de cereais foi usada pinga e deu certo naum conclui o tratamento parei quase no final mas mesmo assim 90% das manchas sumiram tenho 26 anos agora e farei novamente esse tratamento ate o final para o restante das manchas…

  13. Fatima disse:

    Pode ajudar quero saber se alguém
    Obteve a cura ou travamento da doença com esta erva?

  14. felipe disse:

    Bom dia a todos,

    Gostaria de saber se alguem deve resultados positivos com o medicamento? E como posso conseguir, haja vista que na minha região nao encontro estas plantas?

    Grato

  15. vaneide disse:

    olá gente eu tenho vitiligo desde os 13 anos hoje tenho 29 nas canelas das pernas já está mais cheio e nos joelhos tenho nos cotovelos nos dedos das mãos nos olhos enfim quero por favor quem tiver um dessas ervas que me enviem por amor de Deus eu não sei mais oque fazer meu endereço é rua Paulo ramos de carvalho n 89 bairro jardim palmas cep 86081357 cidade Londrina paraná meu e-mail vaneide@yahoo.com.br qualquer coisa entre em contanto comigo obrigada.quem puder me ajudar ficarei grata e feliz.

    • vaneide disse:

      desculpe o e-mail é vaneidea@yahoo.com.br tem um a na pontinha do meu nome

    • ADALMIR ARAUJO SCHIAFFINO disse:

      Desde sempre tive interesse em tratamentos fitoterápicos.
      Agora que surgiu um problema de vitiligo na família, pesquisando sobre o assunto, me deparei com o cipó de são joão, planta conhecida e abundante na minha região.
      Quanto a mama-de-cadela (conheço por mamica-de-cadela – desta tenho planta adulta e mudas-) vou verificar se se tratam da mesma planta.
      Entrem em contato, na medida do possível poderei enviar mudas (que farei a partir de maio) e também flores, assim que encontrar plantas em floração.
      Abraços a todos.

  16. Rogerio disse:

    BOA NOITE TB GOSTARIA DE SABER COMO POSSO CONSEGUIR A PLANTA? OBRIGADO!!

  17. eliane disse:

    Fiz tratamento para vitiligo e não tive resultados…gostaria de receber a flor de são João se alguém puder me ajudar …

  18. Gessé Filho disse:

    Boa tarde, estou a algum tempo a procura do cipó-de-são-joão, mas não encontro a planta. Em lojas especializadas há somente a “Erva-de-São-João” em forma desidratada, que afirmam ser utilizada para sintomas de depressão. É a mesma planta? Pode ser utilizada para o tratamento do vitiligo? Desde já obrigado!

  19. ADALMIR ARAUJO SCHIAFFINO disse:

    e-mail aa.schiaffino@brturbo.com.br
    Quanto ao envio da planta (mudas ou partes) é de forma gratuita, na quantidade que eu conseguir, se alguém quiser colaborar com o valor do frete, aceito.

    • Francieli disse:

      Bom dia, eu gostaria de receber a planta ou a mistura, pode ser encaminhado a cobrar…

      Obrigada

      franciadv@terra.com.br

    • rosimary disse:

      boa noite me chamo rosimary e o meu esposo está passando por um problema dificíl diante das manchas que estão tomando conta do seu corpo, não temos mais condiçoes de fazer o tratamento particular.
      e então fica mais complicado ainda tenho medo de diante de tantos problemas desencadeiam uma depressão

      quem poder me ajudar com esta planta fico mto grata.

      Rosimary
      rosimary-amaral@outlook.com

    • Daniela disse:

      Olá Adalmir! Por favor, preciso muito dessa planta pq meu marido tem vitiligo e gostaria de ajudá-lo, se vc ainda tiver a planta ou uma muda dela, por favor entre em contato pelo meu e-mail: danielaed@ig.com.br. Me responsabilizo pelo frete! desde já agradeço.

  20. Cleides disse:

    Oi meu nome é cleides,eu tenho essas maldita doença ha seis anos,só que eu não me curei ainda por falta de condições, eu sofro muito preconceito,da época que essas manchas apareceu é o tempo que eu to desempregada,não consigo arrumar um emprego por causa dessas manchas ,é por isso que eu venho pedir que por favor me ajudam,a conseguir esse remédio já pronto,porque eu não tenho condição de mandar dinheiro,eu não vivo mais por causa dessas manchas.se alguem quizer me ajudar me doando esse remédio meu numero do watz é 85-85528536
    cleides_arthur@live.com

  21. renata karine disse:

    Olá gente
    Tenho vitiligo desde os 4 anos já fiz alguns tratamentos sem muitos resultados, hoje tenho 32 anos e gostaria da ajuda se alguns de vocês puderem enviar a flor de são joão para mim agradeço e reembolso as despesas.
    Contato email – r.kvianas@gmail.com

  22. ALGUEM PODE POR FAVOR DISER PARA TODOS NOS COM O MESMO PROBLEMA SE JA FOI CURADO COM ESTES MEDICAMENTOS DE ERVAS.POR FAVOR NOS DIGA COMO FOI O TRATAMENTO E COM QUAL DELAS,…

  23. Raquel disse:

    meu nome é Raquel – 19.06.2015
    Boa tarde,
    Minha sobrinha tem vitiligo há 2 anos…
    está passando por um problema dificíl diante das manchas que apareceram em seu corpo, é um tratamento muito caro. Temos medo e preocupações em aumentar as manchas…
    tenho medo de diante de tantos problemas desencadeiam uma depressão.

    Gostaria de saber quantas gotas ela poderá tomar por dia ela tem somente 7 anos.

    Agradeço desde já.

  24. ismenia disse:

    Eu tenho essa doença a cinco anos, já fiz vários tratamentos e cada vez ela aumenta mais.
    Sá a poucos dias descobri o tratamento com flor de São João. Fiz remedioo no sitio da minha irmã, já enterrei e vou aguardar.
    Gostaria de dizer a todos que estão interessados nessa flor, não é necessário comprar, pois ela dá em todos os lugares que é beira de estrada. Hoje eu passei pela Castelo Branco e vi muitas flores. Procurem nas estradinhas que tem muita flor essa época do ano.

  25. Marta disse:

    Pessoal,hoje estive com um amigo e tomei conhecimento do problema dele,que é vitiligo,e com relação a planta de São joão,aqui onde moro tem muito dessa planta,se alguém se interessar me mande email e eu providenciarei.Sou do Paraná,cidade de Loanda,aguardo contatos.

  26. Eu tenho vitiligo desde os 6anos agora tenho 50 mas tem vindo sempre a piorar estou quase toda branca sofro de danos psicológicos derivado ao vitiligo moro em Portugal se alguém me conseguir arranjar essa planta por favor me contate no Mail

  27. Eu tenho vitiligo desde os 6anos agora tenho 50 mas tem vindo sempre a piorar estou quase toda branca sofro de danos psicológicos derivado ao vitiligo moro em Portugal se alguém me conseguir arranjar essa planta por favor me contate no Mail ou telefone 918427478

  28. Giovanni Fiorio disse:

    Tenho 54 anos e ha 4 anos apareceu as manchas, fiz tratamento com mop8, pomadas e não resolveu acompanho algum tempo varias publicações na internet, e já ouvi muitos depoimentos a respeito. NÃO COMER 2 0U + TIPOS DE CARNE, evitar sol usar filtro solar e etc.
    gostei do relatório do inhame e da flor de São João, na minha Região nunca ví tal flor, gostaria se possível me contatar no E-mail giovannifiorio@bol.com.br para envio da flor ou da formula pronta e modo de uso.
    Att, GiovanniFiorio

  29. antonio raimundo disse:

    olá tenho vitiligo a alguns anos , gostaria muito que alguem que tenha como me enviar as flores ou o cipó de são joaõ, ficarei agradecido pelo gesto ,podem me enviar para este endereço;Rua M iranda,592,bairro Mangabeira cep 44056-300 Feira de Santana – Bahia .

  30. Maria Ezildinha G. C. Nascimento disse:

    Essa planta chamada cipó São João, quando criança chamavamos de melzinhio, ela sempre acumula abelhas em suas flores e dá muito em beira de estradas. É um cipó com cachos de flores laranja. Já tive várias indicações e nunca providenciei, mas vou em busca, pois gostaria muito de receber a cura.

  31. Maria Ezildinha G. C. Nascimento disse:

    Comecei a usar Viticromin comprimidos, mas não estou conseguindo localizar nas farmácias. Quem souber onde encontrar por favor avise.

  32. Lilian disse:

    Boa tarde! Ja tenho vitiligo a mais de 20 anos,preciso voltar a cuidar dela,tem como vc me enviar essa planta,ja q aqui e mt dificil de achar?? Qualquer custo te reembolso.
    Fico no aguardo,mt obg.

  33. Silene Pereira disse:

    Ola! gostaria de saber se alguém pode me ajudar? É que também sou portadora do vitiligo e me interessei por esta flor que todos estão comentando, li também que D.Rosely quer ajudar pessoas com essa doença, então D.Rosely a senhora pode me enviar um pouco dessas flores, por favor?

    Me responda essa mensagem, e eu enviarei meu endereço.
    Agradeço desde já!
    Silene Preira

  34. Iviana vieira disse:

    Bom dia Marta
    Vc informou que consegue o cipó de São João se vc puder me enviar eu agradeço
    Meu email é
    Iviana.vieira@gmail.com
    Deus te abençoe.

  35. Ana Cristina disse:

    Olá. … Hoje estive no Mercado Municipal em Curitiba – PR e encontrei a Flor de São João, custa em torno de R $ 6,00 (seis reais) 100 gramas.

  36. Donizete Mathias disse:

    Olá ! Também sou portador de vitiligo e gostaria de deixar minha
    contribuição a todos. A respeito do cipó São João, é mais fácil de encontrar como se imagina; é só lembrar daquelas flores que tem melzinho ( observe nas cercas e lugares com trepadeiras entre maio e agosto) também é muito comum em beira de rodovias; principalmente vicinais. Espero ter ajudado.

  37. Joseane disse:

    Boa noite, Marta e Rosely!
    Tenho vitiligo desde os meus 7 anos, já fiz vários tratamentos, alguns com sucesso mas, não a cura.
    Aqui em Porto Alegre RS, não acho a planta, podem entrar em contato para eu poder adquirir a planta?

    Aguardo breve retorno, grata.
    Meu email: josearies@gmail.com

  38. Karla disse:

    Bom dia Marta!
    Tenho vitiligo a anos e sofro muito com esta doença.
    Se você puder me enviar eu ficarei imensamente grata.
    Meu email é: karlamendes_m@hotmail.com
    Os custos com postagem, deposito em sua conta.
    Deus te abençoe.

  39. Karla Mendes disse:

    Boa tarde Roseli

    Tenho vitiligo a muito tempo e sei o quanto esta doença me deixa triste.
    Por favor, você poderia me enviar algumas destas flores para que eu possa tentar este tratamento.

    karlamendes_m@hotmail.com

  40. Joseane disse:

    Boa noite, Rosely e Marta!
    Tenho vitiligo desde os meus 7 anos, aqui em Porto Alegre, não encontro o Cipó de São João, será possível que me enviem?

    Aguardo breve contato, grata.
    Joseane

    Josearies@gmail.com

  41. Carla ab disse:

    Preciso de doação urgente da flor, minhas manchas estão aumentando muito. Moro em patos de minas mg. Email: carlasoaresx@hotmail.com q Deus lhes dê em dobro!!!

  42. leo figueiredo disse:

    Eu tenho a cura definitiva do vitiligo. Gostaria que algum laboratório se interessasse por isso. Sou químico. Tá dado o recado. Meu tel.: (71) 99997-6164.

  43. Alessandra disse:

    Bom dia,
    Meu filho tem vitiligo e não encontro o cipó de são joão aqui em Aracaju/Se. Quem puder me ajudar enviando 300g da erva, agradeço muito.
    Meu e-mail: alessandramalaquias@hotmail.com
    (79)99979 3934

Voltar ao início